Buscar
  • Nutricionista

Tipos de açúcares e as suas diferenças

O açúcar é um componente muito comum de nossa alimentação e ele pode conter ou não micronutrientes importantes para nossa saúde. Embora deva ser consumido com moderação, o açúcar não precisa ser excluído da alimentação. O conhecimento é o segredo para entendermos as principais diferenças entre os tipos de açúcares, para podermos escolher qual é o mais adequado.

As matérias-primas mais utilizadas para a produção de açúcar são: a cana de açúcar e a beterraba. Elas passam por poucas ou muitas etapas de processos, até chegar ao açúcar que utilizamos. O açúcar refinado é o mais utilizado por brasileiros, por enquanto, pois nossos hábitos alimentares estão mudando por conta da procura de alimentos orgânicos (BORGUINI; TORRES, 2006).

Atualmente, o consumo de açúcares simples extrapola a recomendação nutricional (até 10% do VET). Chamo a atenção para o consumo em excesso de açúcar, que está relacionado ao aumento da obesidade e de outras doenças crônicas.


De forma resumida e bem simples, a principal diferença está no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo de açúcar. E quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui.


O açúcar quanto mais branco, significa que ele recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação.





Posts recentes

Ver tudo
 
  • Facebook
  • Instagram

2021